Pedro Arantes
HomeContactNow
arantespp.com/atomic-habits
image
arantespp.com/atomic-habits2/10

Pequenos hábitos

Não percebemos pequenas mudanças nas nossas vidas porque eles causam pequenos impactos imediatos. Se você estiver estiver fora de forma hoje e correr por 20 minutos, você não vai forte e em forma amanhã.

Porém, se você repetir estas pequenas atividades todos os dias, a composição destas pequenas mudanças ficarão grandes no futuro.

Pequenos hábitos podem ter um impacto gigantesco no longo prazo.

arantespp.com/atomic-habits3/10

Mecanismo dos hábitos

Um hábito consiste em 4 etapas:

  1. Uma deixa—um gatilho que leva a uma ação.
  2. Uma desejo—algo que você queira alcançar.
  3. Uma resposta—a ação do próprio hábito.
  4. Uma recompensa—algo positivo que você ganha com a ação.

Agora que conhecemos os mecanismos dos hábitos, como podemos criar ou remover um hábito?

arantespp.com/atomic-habits4/10

Criando um bom hábito

Para criar um bom hábito, temos que deixar as 4 etapas do processo fáceis. Suponha que você queira aprender a tocar violão, você precisa torná-lo claro, atraente, fácil e satisfatório.

1. Torná-lo claro

A deixa tem que ficar fácil. Por exemplo, em vez de você deixar o violão guardado no canto do quarto, você o deixa no meio da sala para ficar fácil de você vê-lo.

arantespp.com/atomic-habits5/10

2. Torná-lo atraente

Dopamina é um crucial para a motivação. Quando fazemos algo prazeroso, elas são liberadas e nos sentimos bem. Elas também são liberadas quando pensamos em algo bom. Se imaginar tocando uma música legal, você já ativa o fluxo de dopamina.

3. Torná-lo fácil

Quanto mais fácil é uma ação, maiores são as chances de transformá-la em um hábito. Colocar o violão em um lugar acessível com uma cadeira perto, por exemplo, deixa a atividade tocar violão mais fácil.

arantespp.com/atomic-habits6/10

4. Torná-lo satisfatório

Tornar uma ação imediatamente satisfatória é essencial para que ela seja transformada em um hábito. Por exemplo, você pode fazer um acordo de assistir a um episódio do seu seriado somente após praticar vioão por 1 hora.

Rastrear os hábitos

Mesmo seguindo os passos anteriores, podemos falhar em mantê-los. Criar uma forma de rastrear os hábitos pode ajudar a manter, que pode ser por algum aplicativo ou fazendo anotações em um diário.

arantespp.com/atomic-habits7/10

Removendo um mau hábito

Para remover um mau hábito, temos que deixar as 4 etapas do processo difíceis. Temos que torná-lo invisível, desinteressante, difícil e insatisfatório.

Torná-lo invisível é reduzir a exposição e remover os estímulos de mau hábito do ambiente. Por exemplo, esconder os doces se você quiser parar de comer doce.

Torná-lo desinteressante é reestruturar a sua atitude mental—ressalte os benefícios de evitar o mal hábito. Por exemplo, imaginar que comer doce deixa você fadigado e sem energia.

arantespp.com/atomic-habits8/10

Torná-lo difícil é aumentar a resistência na hora de executar a ação—aumentar o número de passos entre você e o mau hábito. Por exemplo, deixar os doces no canto mais difícil da cozinha ou não comprar. Se você quiser comer doce, você terá muito trabalho.

Torná-lo insatisfatório é fazer que ele fique doloroso, caso você execute o hábito. Por exemplo, sempre que você comer um doce mais de 3 vezes ao dia, você tem que pagar R$ 10,00. para um amigo.

arantespp.com/atomic-habits9/10

Ambiente e motivação

Motivação é supervalorizada. Em muitos casos, o ambiente é o mais importante na determinação dos hábitos. Isto acontece porque motivação é finita e geralmente acaba depois de um certo tempo.

Um ambiente projetado para ajudar a remover ou criar um hábito ajuda muito porque você não precisa gastar energia e força de vontade. O ambiente influencia fortemente os nossos comportamentos porque ele envia sinais sobre como devemos nos comportar de forma passiva.

arantespp.com/atomic-habits10/10
Pedro Arantes

Acesse arantespp.com/atomic-habits para ver o resumo completo (em Inglês) do livro Hábitos Atômicos.

Hábitos Atômicos

Instagram Posts

See the post on Instagram.

Note: you may see that the Instagram post and below are different. This may happen because I used a different design system when I generated the Instagram post.

Markdown

# Hábitos Atômicos

## Pequenos hábitos

Não percebemos pequenas mudanças nas nossas vidas porque eles causam pequenos impactos imediatos. Se você estiver estiver fora de forma hoje e correr por 20 minutos, você não vai forte e em forma amanhã.

Porém, se você repetir estas pequenas atividades todos os dias, a composição destas pequenas mudanças ficarão grandes no futuro.

Pequenos hábitos podem ter um impacto gigantesco no longo prazo.


... [texto completo no post]


Acesse arantespp.com/atomic-habits para ver o resumo completo (em Inglês) do livro Hábitos Atômicos.



#livros #livro #resumos #leitura #leituradodia #ler #dicadelivros #instabooks #livroseleitura
Newsletter
On Tuesday (not weekly), I publish my most recent readings and thoughts. Subscribe to my newsletter if you want to follow posts about #startups, #product-development, #mental-models, and more.

By subscribing, you agree with Revue’s Terms and Privacy Policy.