Pedro Arantes
BlogContactNow
arantespp.com/tpom
image
arantespp.com/tpom2/10

Dinheiro é psicologia

Nós pensamos e fomos ensinados sobre o dinheiro mais como a física (com regras e leis) e não o suficiente como psicologia (com emoções).

Sucesso financeiro não é uma ciência exata. É uma soft skill, na qual o nosso comportamento é mais importante do que as regras exatas que conhecemos.

arantespp.com/tpom3/10

O contexto de cada um

Não existe uma regra universal sobre o dinheiro. Cada pessoa tem a sua história e a sua própria visão sobre o dinheiro.

Não existem decisões certas ou erradas, ou alguém ser mais inteligente que outro com relação ao dinheiro. O que existe é que cada um de nós tivemos diferentes experiências durante a vida que moldaram as nossas visões.

Uma pessoa que cresceu na probreza pensa sobre riscos e recompensas de maneiras que uma criança filha de um banqueiro rico não consegue entender.

arantespp.com/tpom4/10

Composição

Composição (compounding) é quando algo pequeno, repetido várias vezes, gera resultados tão extraordinários que parecem desafiar a lógica. Esta lei se aplica ao dinheiro.

Composição não é intuitiva porque o pensamento linear é muito mais intuitivo do que o pensamento exponencial.

Portanto, bons investimentos não necessariamente são sobre ganhos de alta rentabilidade. É sobre ganhos razoáveis ou bons que você pode manter e repetir pelo maior período de tempo possível.

arantespp.com/tpom5/10

Liberdade

"Controlar o seu tempo é o maior dividendo que o dinheiro pode pagar."

A possibilidade de fazer o que você quiser, quando você quiser, com quem você quiser, pelo tempo que você quiser, não tem preço. É o maior dividendo que o dinheiro pode pagar. É o maior valos intrínseco do dinheiro.

Portanto, criar uma reserva de emergência de seis meses, por exemplo, nos ajuda a ficarmos mais tranquilos em momentos de instabilidade.

arantespp.com/tpom6/10

Riqueza é o que não vemos

Tendemos a julgar a riqueza de uma pessoa pelo que vemos, como casa, carro, roupas e viagens, porque é a informação que temos na nossa frente.

Porém, a verdade é que riqueza é o que não vemos. Riqueza são os carros não comprados. Roupas caras não usadas. Upgrade para a primeira classe recusado.

Riqueza são ativos financeiros que temos mas que não foram convertidos em coisas que podemos ver. É a opção não exercida hoje para comprar alguma coisa no futuro.

arantespp.com/tpom7/10

Guarde o seu dinheiro

Coisas que nunca aconteceram antes acontecem toda hora. E o mundo é assim, é feito de eventos surpresas. Temos que nos planejar caso os nossos planos não saiam de acordo com o nosso plano.

É por isso que é importante termos uma margem de segurança, porque só assim conseguimos viver com segurança neste mundo governado de incertezas.

E claro, também podemos economizar para comprar uma casa, uma casa ou fazer uma viagem. Mas o grande ponto é: não precisamos ter um motivo específico para economizar.

arantespp.com/tpom8/10

Nós vamos mudar

Nós devemos evitar os extremos de um planejamento financeiro. Se a gente assumir que:

  • seremos felizes com muito pouco dinheiro ou
  • escolhermos trabalhar muitas horas na busca de altos salários,

a probabilidade de nos arrependermos no futuro é bem maior.

Almejar ter um ganho anual, tempo livre para se divertir e tempo com a família moderados aumenta as chances de seguirmos com um plano (composição) e não nos arrependermos no futuro.

arantespp.com/tpom9/10

Você & Eu

Tomemos cuidado ao ouvir recomendações de pessoas com perfis diferentes do nosso.

Cada pessoa tem os seus objetivos e horizontes de tempo. Se você tiver um horizonte de tempo de investimentos de 30 anos, recomendações de investimentos de day traders talvez não funcionarão. Se o seu perfil é conservador, recomendações de investimentos arriscados não serão boas.

A melhor coisa que nós podemos fazer é descobrirmos qual o é o nosso perfil de investimentos e investir de acordo com ele.

arantespp.com/tpom10/10
Pedro Arantes

Acesse arantespp.com/tpom para ver o resumo completo (em Inglês) do livro The Psychology of Money.

The Psychology of Money

Instagram Posts

See the post on Instagram.

Note: you may see that the Instagram post and below are different. This may happen because I used a different design system when I generated the Instagram post.

Markdown

# The Psychology of Money

## Dinheiro é psicologia

Nós pensamos e fomos ensinados sobre o dinheiro mais como a física (com regras e leis) e não o suficiente como psicologia (com emoções).

Sucesso financeiro não é uma ciência exata. É uma _soft skill_, na qual o nosso comportamento é mais importante do que as regras exatas que conhecemos.


... [texto completo no post]


Acesse arantespp.com/tpom para ver o resumo completo (em Inglês) do livro The Psychology of Money.



#livros #livro #resumos #leitura #leituradodia #ler #dicadelivros #instabooks #livroseleitura
Newsletter

On Tuesday (not weekly), I publish my most recent readings and thoughts. Subscribe to my newsletter if you want to follow posts about #startups, #product-development, #mental-models, and more topics. You can also check my past issues on Revue.

By subscribing, you agree with Revue’s Terms and Privacy Policy